quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mudança de visual

Hoje decidi mudar o visual do blog. Espero que gostem do novo layout.
Outra coisa que gostaria de mudar é o número de comentários no blog.
Até hoje ainda não tive nenhum comentário, bom ou mau, sobre os exemplos que estão disponíveis para download. Qualquer comentário é bem vindo para poder melhorar o conteúdo do blog.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde
Estou criando um banco de dados para controle de atestados médicos. Porém estou enfrentando um problema com a chave primária, e gostaria de solicitar a ajuda de vocês. O problema é o seguinte. Eu cadastro um empregado no formulário com um cód específico. Gostaria que toda vez em que eu fosse cadastrar novos atestados, ao digitar o cód do funcionário as informações que cadastrei antes aparecessem na tela novamente. Vocês sabem como fazer isto?

José Martins disse...

Bom dia,

Presumo que tenha duas tabelas: 1 para o cadastro de empregados e 1 para atestados. Para conseguir que apareça o empregado ao digitar o código dele tem que ter na primeira tabela:

TABELA EMPREGADO
código do empregado -> Chave
Empregado

TABELA ATESTADOS
código do atestado - numeraçã automática -> chave
código do empregado
restantes campos

Depois fazer uma consulta com os seguintes campos:
código do atestado
código do empregado ->tabela atestados
Empregado
restantes campos

Depois é só fazer um formulário com base nesta consulta e ao introduzir o código do empregado ele preenche automaticamente o nome do empregado.

Fiz um exemplo para ver se é o que pretende.
Atestado

José Martins disse...

Outra forma é usar Dlookup.

Dlookup ("[funcionário]";"[tabela funcionários]";"[codfuncionário]=[cod funcionario1]")

Tem que por a formula no valor predefinido no campo empregado do formulário de atestados.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Sou novo nesta história do acess, mas encontro-me em Angola e recentemente precisei de o utilizar para fazer uma lista de 16 mil pessoas registadas eleitoralmente. Com alguma curiosidade consegui fazer o início da base de dados. Mas como não sou eu que vou introduzir os dados, e as pessoas que o vão fazer são um pouco limitadas na informática, estou com problemas em criar um layout de fácil introdução destes dados. Eu criei o formulário que até tem bom aspecto e parece-me de fácil introdução, mas agora tenho medo que as pessoas ao utilizarem este formulário desconfigurem o meu trabalho, daí que pergunto se há alguma forma de apenas permitir que as pessoas introduzam os dados sem possibilidade de alterar as minhas definições. Ou seja restringir o acesso à barra de ferramentas do Access... Quando eles abrissem a base de dados apenas teriam acesso ao formulário de introdução dos dados, à possibilidade de correcção de um dado mal introduzido e a uma caixa fácil de pesquisa dentro da base de dados. O meu obrigado desde já...

José Martins disse...

Não sei como está estruturada a sua base de dados, nem se o acesso a esse formulário vai ser feito num só computador. Se assim for pode ir ao menu ferramentas -> arranque e desmarcar as opções ( se desmarcar todas, mais protegido ficará ) que deseja para proteger a base de dados. Também pode retirar o acesso ao menu de atalho que aparece quando clica com o botão do lado direito do rato, para não conseguírem alterar a estrutura do formulário. Existem mais formas de proteger uma base de dados, mas para isso só analisando melhor a sua base de dados e como ela irá ser usada. Em caso de dúvida retorne para o ajudar.

Anónimo disse...

This page really has all the information and facts I needed about this
subject and didn't know who to ask.

Feel free to surf to my page lodien

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru